![]() |
Eficiência Reprodutiva Gado de Leite |
O Brasil conta com diversos sistemas de produção de leite, desde rebanhos altamente especializados, em sistema de confinamento total, até sistemas extensivos, com utilização de animais mestiços de produção modesta, sendo muitas vezes animais cruzados Holandês (Bos taurus taurus) e Gir (Bos taurus indicus).
A reprodução é o fator determinante da produção de leite, sendo que a produção de cada animal depende de sua habilidade de emprenhar. Frustrações com a ineficiência reprodutiva não são raras e re-presentam um dos fatores que mais influenciam o sucesso econômico da atividade leiteira. Quanto mais cedo a vaca estiver prenhe, melhor será a relação kg de leite produzido/dia de intervalo entre partos, parâmetro esse importante para avaliar a eficiência do sistema de produção de cada propriedade.
Compreendendo a fisiologia reprodutiva e suas inter-relações, pode-se dizer que a eficiência reprodutiva depende de um manejo adequado das vacas e da gestão das pessoas relacionadas à atividade e responsáveis pela realização do trabalho de ordenha, alimentação, higiene e cuidados em geral do rebanho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário