domingo, 24 de junho de 2018

Bem Estar Animal

Com uma equipe bem informada e treinada, é possível tornar o trabalho de lida com os bovinos com menores riscos de acidentes e muito mais produtivo

Bem Estar Animal
Bem Estar Animal
manejo focado no bem-estar animal é uma ferramenta que visa à melhoria na qualidade de vida dos bovinos e equinos, além de ser um fator de melhoria geral na propriedade. Com uma equipe bem informada e treinada nos conceitos que visam a esse bem-estar, é possível mudar uma realidade, que às vezes é dura, para um trabalho tranquilo e com menor risco de acidentes dentro dos currais.
O treinamento do pessoal objetiva levar à equipe de trabalho o conhecimento sobre como os bovinos entendem o ambiente ao seu redor e por que se comportam de determinadas formas. Algumas informações são capazes de derrubar muitos mitos arraigados no campo e modifica as relações entre o homem e o animal, pois o homem passa a entender determinadas respostas dos animais a alguns estímulos.O manejo focado no bem-estar animal é uma ferramenta que visa à melhoria na qualidade de vida dos bovinos e equinos, além de ser um fator de melhoria geral na propriedade. Com uma equipe bem informada e treinada nos conceitos que visam a esse bem-estar, é possível mudar uma realidade, que às vezes é dura, para um trabalho tranquilo e com menor risco de acidentes dentro dos currais.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Ferramenta de Gestão 5W2H

5W2H surgiu no Japão para facilitar o planejamento de qualquer demanda. O 5W corresponde às iniciais em inglês de What (O quê), Why (Por quê), Where (Onde), When (Quando) e Who (Quem). Já o 2H faz menção às iniciais de How (Como) e de How much (quanto).
5W2H - Ferramenta de Gestão
5W2H - Ferramenta de Gestão
Ao responder essas perguntas, os esforços podem ser concentrados naquilo que realmente importa. Quer dizer, os membros da equipe se tornam cientes de sua participação em todo o contexto, sua influência diante das necessidade do projeto e qual o impacto de suas demandas.
Sendo assim, o 5W2H proporciona maior controle sobre as tarefas e sobre os prazos determinados, estruturando melhor o cronograma do projeto e ajudando na compreensão de dados e na aferição dos resultados.
Nos primórdios, o 5W2H era usado em sistemas de gestão da qualidade, visando o aprimoramento de melhorias. Mais tarde, tendo em vista o potencial de aplicação, passou a ser usado em contextos bastante diferentes.
Quer dizer, atualmente, pode ser usada em gerenciamento de projetos, planejamento estratégico, análise e na criação de planos de negócios.

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Fecundação in vitro em Bovinos

FIV em Bovinos
FIV em Bovinos

É comum confundir a FIV com a inseminação artificial em bovinos, porém, são processos totalmente distintos. O nome “in vitro” se dá pelo fato da técnica ser realizada em um laboratório. Ou seja, tanto o óvulo quanto o espermatozoide podem ser de animais que não estão envolvidos.

Geralmente, a fertilização in vitro em bovinos é utilizada para dar continuidade na geração de uma fêmea extremamente produtiva, e não a colocando em risco que a gravidez geralmente proporciona. Em alguns casos, é comum que nasçam bastante gêmeos na FIV, tanto em humanos quanto em animais, isso acontece pelo fato de ser incluído mais que um embrião no útero da fêmea, já que colocando dois embriões, as chances do processo ser um sucesso são duplicadas.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Registros e Informações na Pecuária

 Isto significa ter o controle dos dados de saúde, reprodução, parto, abate, desmame, etc., bem como seus registros de compra e venda e outros gastos. Através da utilização de formulários, planilhas ou programas de dados de computador,
Registros Pecuários
Registros Pecuários
você poderá armazenar registros diversos, como suas compras de equipamentos, máquinas, alimentação, feno, reparos, fornecimento de energia, etc. Tudo o que você gerencia em seu rancho deve ser registrado, geralmente, no mesmo dia em que o evento, emissão de nota ou compra ocorrem para evitar quaisquer esquecimentos.
  • Suas finanças são o registro mais importantes para o bom funcionamento de seu empreendimento. Elas determinam o sucesso de suas operações, ou seja, se você está realmente ganhando dinheiro ou não. Compreender seu fluxo de caixa sempre pode ajudar no planejamento e preparação para o futuro.
  • Lembre-se também de que não é só porque você tem diversas informações sobre sua criação que ela será rentável. As informações devem servir para fundamentar suas decisões: serão elas que poderão melhorar o seu negócio (e não pura e simplesmente toneladas de anotações acerca de tudo o que acontece).

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Administração Rural Informatizada

Uma grande ferramenta de auxílio ao administrador rural na hora de gerenciar a Empresa Agropecuária é a informática e principalmente o programa ou “software”. Utilizando-se deste  recurso pode organizar os dados de tal forma que a qualquer momento e de uma forma muito rápida podemos consultá-los, efetuar cálculos, elaborar gráficos, imprimir relatórios ou consultar informações solicitadas. Administração Informatizada é o processo de cadastrar  dados, processá-los de forma adequada por uma ferramenta que pode ser uma planilha ou programa, efetuar os devidos cálculos e ao término deste processo emitir um relatório que possa ser analisado e compreendido o suficiente para que a partir dele possamos elaborar diagnósticos que nos auxiliem  tomar decisões no âmbito técnico e gerencial.
            A informática é uma ferramenta gerencial que pelo seu resultado descrito acima
Administração Rural Informatizada
Administração Rural Informatizada
propicia ganhar tempo e dinheiro, culminando muitas vezes em redução de custos  através da análise detalhada de todos os fatores de produção envolvidos. E para utilizá-la basta  ter um mínimo de noção de organização, pessoas comprometidas em querer resultados e possuir um objetivo claro quanto  à adoção de novas tecnologias.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Eficiência Reprodutiva Gado de Leite

 Eficiência Reprodutiva Gado de Leite
Eficiência Reprodutiva Gado de Leite
O Brasil conta com diversos sistemas de produção de leite, desde rebanhos altamente especializados, em sistema de confinamento total, até sistemas extensivos, com utilização de animais mestiços de produção modesta, sendo muitas vezes animais cruzados Holandês (Bos taurus taurus) e Gir (Bos taurus indicus).
A reprodução é o fator determinante da produção de leite, sendo que a produção de cada animal depende de sua habilidade de emprenhar. Frustrações com a ineficiência reprodutiva não são raras e re-presentam um dos fatores que mais influenciam o sucesso econômico da atividade leiteira. Quanto mais cedo a vaca estiver prenhe, melhor será a relação kg de leite produzido/dia de intervalo entre partos, parâmetro esse importante para avaliar a eficiência do sistema de produção de cada propriedade.
Compreendendo a fisiologia reprodutiva e suas inter-relações, pode-se dizer que a eficiência reprodutiva depende de um manejo adequado das vacas e da gestão das pessoas relacionadas à atividade e responsáveis pela realização do trabalho de ordenha, alimentação, higiene e cuidados em geral do rebanho.

sábado, 9 de junho de 2018

Porquê Utilizar Software de Gestão Pecuário

Software de Gestão Pecuário
Software de Gestão Pecuário
Tomadas de decisão bem-informadas são aquelas que baseiam-se nas análises estratégicas relevantes ao seu agronegócio. Não existe agronegócio igual. Não existe gestor igual. Não existe equipe igual. É necessário avaliar onde o agronegócio se encontra. Propor um sistema de gestão adequado. Assegurar o envolvimento da equipe. E, principalmente, garantir que decisões que custam milhões não estejam se baseando na má interpretação de dados.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Manejo do rebanho

Manejo Pecuário
Manejo Pecuário

Manejo de Bovinos de Corte

Para que uma empresa agropecuária, uma fazenda, tenha sucesso na sua atividade pecuária ele deve adotar manejos correto capazes de aumentar a produtividade da fazenda e diminuir perdas, tais como, índices reprodutivos baixos, número de mortes elevadas,  lesões corporais nos transporte dos animais, entre outros.
Neste contesto de adotar manejos adequados para a criação de bovinos valoriza-se primeiramente a separação dos animais por categorias, isso é, por sexo, idade, tipo e função na propriedade, pois com isso proporciona uma diminuição no estresse dos animais que é dado pela competição pelo alimento do coxo ou do pasto, pela água, pelo sal, além de proporcionar um maior controle do número animais na fazenda e dos índices zootécnicos.
As categorias animais mais comuns são:
  • Vacas solteiras;
  • Vacas amojadas;
  • Vacas descarte;
  • Vacas com cria;
  • Bezerros mamando;
  • Bezerros desmamados;
  • Novilhas;
  • Novilhas em reprodução;
  • Primíparas;
  • Garotes;
  • Touros e Rufiões;
  • Aleijados e Guaxos;
Na ultima categoria os aleijados devem ter um tratamento diferenciado, visto que são animais problemáticos na fazenda, devendo ficar em pastos pertos da sede, para que o peão veja diariamente com eles estão, além de terem aguada e coxo de sal de fácil acesso. Já para os guaxos, deve-se tentar colocá-lo em uma outra vaca (guaxeiras) e observar diariamente se tanto o filho legitimo quanto o guaxo estão mamando corretamente e em igual proporção, podendo ele ser desmamado mais cedo, ao redor de 5 a 6 meses de idade.

terça-feira, 5 de junho de 2018

PDCA

Ferramenta de Gestão
Ferramenta de Gestão
O Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão cujo objetivo é promover a melhoria contínua dos processos por meio de 4 ações: Planejar (Plan), Fazer (Do), Checar (Check) e Agir (Act).

Mais do que se ater à solução do problema, a ideia é compreender quais são as causas geradoras do desvio e atacar os fatores geradores da falha. Com a identificação do problema, a intervenção pode ser posta em prática, ser validada quanto a sua eficácia e, caso necessário, ser ajustada.

É uma filosofia de melhoria contínua. Logo que um ciclo é concluído, outro começa e assim sucessivamente até que se alcance um nível mínimo de qualidade que atenda às expectativas do cliente. Isso torna a organização dos processos mais eficiente ao longo dos anos.

domingo, 3 de junho de 2018

Objetivo e Critério de Seleção no Bovino de Corte

Critérios de Seleção
Critérios de Seleção
    O melhoramento animal é a atividade envolvida no processo contínuo de criação (práticas de alimentação, manejo, reprodução, sanidade), seleção e reprodução dos animais domésticos, com o objetivo básico de alterar as características dos animais produzidos na geração seguinte, na direção desejada pelo homem (Barbosa, 1997). O melhoramento da produção animal pode ser obtido, então, pelo melhoramento do ambiente, por meio de mudanças nos manejos nutricional, sanitário e reprodutivo, e pelo melhoramento genético, que pode ser realizado por meio de sistemas de acasalamento e por meio da seleção. O melhoramento do ambiente é um processo rápido, temporário e de elevado custo em mão-de-obra e insumos e o melhoramento genético, embora demorado, é permanente, podendo também apresentar custo elevado. Entretanto, para maximizar a produtividade dos sistemas, os dois processos devem caminhar juntos.
     Objetivos e critérios de seleção
    Seleção é a escolha dos pais que produzirão a próxima geração e a determinação do número de filhos que cada pai deixará, e critérios de seleção são as características com base nas quais os animais são escolhidos. O critério de seleção é, então, o meio utilizado para se atingir os objetivos de seleção. Portanto, antes de se definirem os critérios de seleção é necessário que os objetivos de seleção sejam definidos. Objetivo de seleção é a combinação de características importantes economicamente dentro de um sistema de produção; é o fim, ou seja, aquilo que se deseja atingir.
    Na definição do objetivo de seleção levam-se em conta problemas de natureza econômica. Procura-se melhorar aquilo que afeta o desempenho econômico do sistema, e a genética será o meio de se atingir o objetivo. Por exemplo, se determinado parasita é um problema que causa prejuízos econômicos para o sistema de produção, resistência genética a esse parasita pode constituir-se em objetivo de seleção, caso não exista outra maneira eficaz e econômica de combatê-lo.
    A definição do objetivo de seleção depende, basicamente, de dois fatores: do sistema de produção e do mercado. No caso do sistema de produção, o próprio desempenho atual do rebanho determina aquilo que precisa ser melhorado.Outros fatores importantes que compõem o sistema de produção e que determinam a ênfase a ser dada a determinadas características são o ambiente (clima, solo, topografia), o manejo (reprodutivo, nutricional, sanitário) e a infra-estrutura.
     No caso do mercado, o cliente determina o tipo de produto necessário. O cliente pode ser a sociedade (consumidor final) que vai consumir o produto final, que é a carne. Esse consumidor pode desejar, por exemplo, carne mais magra ou mais gorda, carne mais macia e suculenta, e cortes menores ou maiores. Outro cliente é o frigorífico, que pode desejar, por exemplo, carcaças maiores e animais mais jovens e bem terminados. Ainda outro cliente é o próprio produtor, que pode estar envolvido com a produção de touros e de fêmeas de reposição, com a produção de machos para o abate e de fêmeas de reposição ou com a produção de machos e fêmeas para abate. Para cada um desses produtores e clientes, o objetivo de seleção do produtor selecionador pode ser diferente.
   
Uma vez definidos os objetivos de seleção, é feita a escolha dos critérios de seleção para que eles sejam atingidos. A escolha da característica critério de seleção vai depender da sua importância econômica ou da sua relação com a característica de relevância econômica. Além disso, vai depender das variações genética e fenotípica nela existentes. Características de herdabilidade e de variação fenotípica altas apresentam maior resposta à seleção, ou seja, o esforço para se obter determinado ganho é menor do que quando as características apresentam herdabilidade e variação fenotípica baixas. Entretanto, herdabilidade e variação fenotípicas baixas por si só não constituem motivo para não selecionar. Tudo vai depender da importância econômica do objetivo.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Inimigos do Lucro das Fazendas

4 dicas infalíveis para administrar a fazenda

Senar ensina sobre a organização de informações de produção e financeiras para melhorar a gestão do negócio 
Naiara Araújo

 Não importa se a sua renda vem da agricultura ou da pecuária, o importante é aprender a gerir bem o negócio para maximizar a produção e, consequentemente, os lucros. Para isso, investir em gestão é fundamental.  “Conhecer os custos de produção da sua propriedade rural é fundamental para alcançar o sucesso nas atividades agropecuárias”, diz Marcelo Carvalho, técnico do Senar. Pensando em ajudar os produtores coma gestão dos negócios, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) dá dicas de administração para auxiliar os produtores rurais a melhorar os seus negócios.   


Administrar a Fazenda
Administrar a Fazenda
Organização é fundamental 
1 – O primeiro passo é escolher uma forma simples para armazenar as informações financeiras. As principais opções são: caderno, planilha específica ou computador.  
 2 – Para ter o controle da movimentação financeira da propriedade é muito importante arquivar recibos e comprovantes de vendas e compras. De acordo com as dicas do técnico do Senar, no começo é preciso separar os gastos de cada atividade individualmente, sendo uma boa opção organizar em pastas. É importante não incluir despesas pessoais nas despesas da atividade agrícola ou pecuária.  
 3 – Para conhecer a renda real da propriedade é essencial saber o que foi produzido, então não se esqueça de registrar todos os dados da produção, seja ela em litros, quilos, toneladas, unidades ou caixas.  
 4 – Outro ponto essencial para uma boa administração é ter anotado os gastos com mão de obra, as horas trabalhadas pelos funcionários, a atividade que cada um desempenhou e o valor gasto com salários.   

Saiba como calcular
 Com todas as informações citadas acima já é possível calcular o saldo do fluxo de caixa subtraindo das receitas tudo o que foi gasto na atividade. Se um produtor conseguiu R$ 5 mil com as vendas dos seus produtos e gastou R$ 1.000 com mão de obra, R$ 300 com energia elétrica e R$ 200 com combustível, o fluxo de caixa significa o valor de R$ 5 mil de receita menos o valor de R$ 1.500 de despesas, gerando um saldo positivo de R$ 3.500 reais. “É importante que o fluxo de caixa seja positivo para garantir a viabilidade do negócio”, diz o técnico.

Artigo original do site SF Agro | Farming Brasil: https://sfagro.uol.com.br/4-dicas-infaliveis-para-administrar-a-fazenda/

4Q1POC










O que é e como Usar
Para auxiliá-lo no planejamento das ações que for desenvolver, você poderá utilizar um
quadro chamado 4Q1POC.
Esse quadro é uma ferramenta utilizada para planejar a implementação de uma solução,
sendo elaborado em resposta as questões a seguir:
• O QUE: Qual ação vai ser desenvolvida?
• QUANDO: Quando a ação será realizada?
• POR QUE: Por que foi definida esta solução (resultado esperado)?
• ONDE: Onde a ação será desenvolvida (abrangência)?
• COMO: Como a ação vai ser implementada (passos da ação)?
• QUEM: Quem será o responsável pela sua implantação?
• QUANTO: Quanto será gasto?
Utilizando esse quadro você visualiza a solução adequada de um problema, com
possibilidades de acompanhamento da execução de uma ação.
Lembre-se: Quando for usar o quadro, defina qual a ação a ser implementada. (Destacar)
Este é o modelo do quadro 4Q1POC, defina uma ação que você aplicaria em sua
organização e preencha o quadro, respondendo às questões de cada coluna.
Ferramentas de Gestão
Ferramentas de Gestão